Translate

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

"Extraordinário" : Um sutil manifesto em favor da gentileza

     Kinesianos, ultimamente o nome "Extraordinário" tem sido muito comentado. Isso porque no dia 7 de dezembro de 2017, chegou ao Brasil a adaptação do livro homônimo para os cinemas, que encantou e emocionou muita gente. Hoje, eu quero falar do livro Extraordinário, da escritora R.J. Palácio, que li recentemente e gostei muito.

Capa do livro Extraordinário - escritora R.J. Palacio
Livro Extraordinário - R.J. Palacio


"Vamos criar uma nova regra de vida... sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário"


Sinopse

“August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo.”

Livro: Extraordinário                          Autora: R. J. Palacio

Páginas: 318                                      Editora: Intrínseca

Considerações sobre o livro:

   
  Apesar de ser um obra infanto-juvenil, que geralmente eu não gosto muito de ler, esse me interessou já nas primeiras páginas. O livro aborda temas bem recorrentes na nossa sociedade como bullying, escolas inclusivas e inclusão social (atenção pessoal que vai fazer ENEM, as bancas adoram discutir esses temas na prova, inclusive nas redações).  Além de tratar da dificuldade que nós todos temos em lidar com tudo aquilo que é diferente do que estamos acostumados, de julgar sem conhecer e da necessidade de sermos gentis... mais gentis que o necessário, tentando enxergar cada um muito além do que aparenta em um primeiro momento.
   
   Uma história que à princípio é para crianças e jovens e nos lembra de uma maneira bem sutil e agradável como é bom e necessário ter gentileza, bondade, coragem, amizade e caráter para ser grandioso o bastante para encarar e mudar o mundo para melhor.

    A leitura é fácil e rápida. Além de ter uma linguagem mais simples, umas referências à cultura pop, a história também conta com o bom humor de August, que lida muito bem com a própria história na maior parte do tempo. Isso faz com que o leitor queira permanecer acompanhando de perto o garoto em seus altos e baixos, rindo e se emocionando junto com ele.

   Um ponto chama bastante atenção durante a narrativa e faz toda diferença.  A história do garoto Auggie não é contada apenas por ele, a autora se preocupou em colocar o relato das pessoas que estão diretamente envolvidas com o menino. Isso acaba explicando o que tinha por trás de vários acontecimentos, nem tudo é o que parece e o quanto a história de August modificou e transformou a vida dos outros personagens. 
   
    Justin, um dos personagens, diz "Não, não é tudo um acaso. Se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. E o universo não faz isso. Ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. Como com pais que amam cegamente. E uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana com relação a você. E um garotinho de voz grave que perdeu os amigos por sua causa. E até uma garota de cabelo rosa que carrega sua foto na carteira. Talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. O universo cuida de todos os seus pássaros." - pág. 138.

Contra-capa do livro Extraordinário - escritora R.J. Pulacio | Editora Intríseca: "Não julgue um menino pela cara"
"Não julgue um menino pela cara"






















Curiosidade:

  •   A história é baseada no romance de R. J. Palacio. Tudo começou quando a autora estava em uma sorveteria com seus dois filhos pequenos e viu uma criança com a síndrome de Treacher-Collins, uma doença genética que causa, entre outros problemas, deformidade facial. O episódio mexeu tanto com Palacio que ela decidiu escrever sobre como é difícil enfrentar um mundo que não sabe lidar com a diferença.


  Bom, kinesianos, essa foi a minha primeira leitura do ano e eu quis muito compartilhar com vocês porque achei realmente inspirador e me fez pensar sobre vários momentos e assuntos e repensar atitudes. Creio que em uma sociedade tão intolerante e indiferente como a nossa é muito bacana tentar ser um pouquinho melhor todos os dias. É aquele velho clichê, que diz que se quiser mudar o mundo comece por você.

   Sei que a maioria já viu o filme, mas mesmo assim eu indico a leitura do livro. Comentem aqui embaixo se vocês já leram "Extraodinário" e o que acharam. 
   
   Beijos e até breve! 💙

https://www.facebook.com/blogKinesis

2 comentários:

  1. Oieee,
    Resenha maravilhosa! Eu tenho o livro, mas ainda não li e já assisti ao filme é muito bom, amei e por isso acredito que irei amar ainda mais o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, acredito que você irá gostar mesmo! Super recomendo. A história é realmente boa e a técnica usada para escrever deixa a leitura mais interessante.

      Excluir