Translate

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Visitando a Serra da Piedade

   Kinesianos, hoje eu quero mostrar um pouco para todos vocês um lugar muito especial aqui de Minas Gerais. 
   
 Confesso que é, de fato, uma vergonha eu, como mineira, ter demorado tanto tempo para ir conhecer este local que recebe turistas de todos os lugares. 

   Enfim, mas eu fui e devo dizer que eu adorei e foi super especial. Mas, Amanda, que lugar é esse? Então, é o Santuário Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade - Caeté/ MG.



Vista geral do Santuário Nossa Senhora da Piedade - MG
Vista geral do Santuário
Este lugar maravilhoso é conhecido por ser uma área de oração, preservação ambiental e meditação. Realmente, agrada a todos os gostos.


    Localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, é um cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros de altitude. 

    Lá do alto são 360 graus de panorama de uma vista  simplesmente inspiradora. Além da vista das matas e serras avista-se também nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano. 



 O que mais chama atenção 


Astronomia


Observatório Frei Rosário - UFMG
Observatório Frei Rosário


  O Observatório Astronômico Frei Rosário, mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais, oferece aos visitantes equipamentos especiais para conhecer mais de perto a astronomia.

  



Natureza deslumbrante




  Indo para a segunda parte do Santuário, o turista irá se deparar com essa vista. 

  Sem dúvida alguma, é um dos lugares mais bonitos, onde a gente consegue sentir paz e uma energia muito boa. A vontade é de realmente sentar nesses banquinhos e só admirar.





  Assim que nós chegamos no alto da serra, encontramos uma praça onde os carros ainda podem ir. 

 Lá possui um restaurante, uma estátua, mas o que mais chama atenção é essa rocha que  possui uma pequena cascata. É muito bonito de se ver e produz um som de água caindo muito agradável, que combina com o local.

  Por falar em som, devo dizer que por todo a extensão do Santuário há pequenas caixas de som imitando casinhas de joão-de-barro, que começam a tocam música ambiente no final da tarde. O ambiente inteiro entra em harmonia e isso se torna super relaxante.


                                                                                                         

    Durante a semana os veículos podem sumir até a praça que eu comentei. Já nos domingos e feriados, devem parar no primeiro estacionamento. 

       Aí a pessoa tem duas opções: Ela pode optar por subir de vã por um preço simbólico ou subir a pé os 2,5 km restantes. 
   
        Eu optei por subir a pé e posso garantir que valeu a pena o esforço. Para quem tem condições físicas e disposição para isso eu recomendo.  Dá para parar e ir tirando fotos ou mesmo ir  observando a vista com as serras e matas ao redor, cidades um pouco mais distantes... E sentir o ar puro bem puro.



Religiosidade

  Não tem como ir no Santuário da Serra da Piedade sem pensar no aspecto religioso. Para quem é religioso tem várias coisas interessantes a se observar e para quem não é, não deixa ser bonito e chamar atenção. 

    Como o local está há 250 anos recebendo peregrinações de fiéis, é adaptado para acolher estas pessoas. Já existem dormitórios, a Via-Sacra, um calvário,  o Jardim das Oliveiras, uma cripta, uma capela e uma igreja mais nova. 


Ermida da Padroeira na Serra da Piedade com imagem atribuída a Aleijadinho


Ermida da Padroeira

    Na Ermida encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, atribuída a Aleijadinho.






   

Igreja Nova das Romarias na Serra da Piedade - MG

 Igreja Nova das Romarias
A Igreja Nova das Romarias foi edificada a partir de 1974, com projeto do arquiteto carioca Alcides da Rocha Miranda.  A Igreja revela uma rica simbologia, traduzida não apenas no edifício, mas em sua ornamentação interna, com os murais de cerâmica fosca que revestem as paredes baseados em temas bíblicos. 




     Essa grade das fitinhas de Nossa Senhora da Piedade é linda de se ver, principalmente quando começa a ventar. 

  Para quem tem fé, é possível comprar uma fitinha na lojinha por um preço bem baratinho, aí é só fazer um pedido, amarrar na grade e acreditar! 😉 😇


   

  Durante a subida para a Ermida, nós encontramos vários quadros como este, representando a paixão de Cristo em mosaico.

   Cada um indica uma dor (que Cristo sofreu) até o Calvário. 





Escultura Calvário na Serra da Piedade

Calvário


   
Diante da fachada frontal da Ermida, avista-se as esculturas do Calvário, moldadas em ferro nodular, executadas por Vlad Eugen Poenaru, pesando cerca de uma tonelada cada.

     A escultura é composta, ao centro, por uma grande cruz, à qual se prende a imagem de Cristo, tendo à sua direita a Virgem Maria e à sua esquerda, São João.

      Lembrem- se da simbologia dos quadros mostrados anteriormente.



O pôr do Sol


                                                    
  Por fim, mas de forma alguma, menos importante, está o maravilhoso pôr do Sol visto lá do alto da serra. Devo dizer que foi o mais bonito que eu já vi na vida e é por si um evento maravilhoso e um dos mais pontos mais fortes desse passeio.

     Quem fica até o final da tarde irá presenciar cenas como a da foto ao lado. Agora, uma vantagem de também descer a serra a pé é poder presenciar cada etapa deste espetáculo até o Sol finalmente se por. Realmente de tirar o fôlego.




      Eu poderia ainda ter falado sobre vários aspectos bacanas. A fauna e flora são lindas, há outras surpresas no caminho como uma pequena gruta, que é legal poder entrar.

    Devo destacar que para quem quiser comer no locar há um restaurante e uma lanchonete. Também tem uma lojinha como foi citado para quem se interessar por comprar algum artigo religioso.

      Para quem quiser mais informações, só clicar aqui para acessar o site oficial do Santuário Nossa Senhora da Piedade.


Horário de visitação: de segunda a sábado, das 8h às 18h | Domingo e feriado, das 7h às 18h


     
        Bom, kinesianos, acho que a imagem de cima já disse tudo. É um lugar para todos os momentos da vida e tipos de pessoas. Para visitar, sentir, tirar fotos, desbravar cada pedacinho e se surpreender mais e mais, relaxar, rezar e meditar. É para estar em paz, estar com a natureza, entrar em contato com nosso interior.

        Nesse passeio eu tive ainda mais certeza de como a natureza é perfeita por si só e DEVE ser preservada. Então, a luta continua!

     Comentem aqui embaixo o que acharam do post de hoje. Se vocês conhecem o santuário, o que acharam? Se ainda não, eu recomendo. Se tiverem gostado, deixem a opinião de vocês e, se possível, sugestões de locais para as próximas postagens. Quem sabe o Kinesis não aparece por lá? 


         Por hoje é só. Beijos e até breve!  💚



4 comentários:

  1. Sugestão de local Inhotim. Você conhece?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Márcio! Conheço sim, inclusive eu amo aquele lugar! Já fiz a un bom tempo um post com abordagem diferente sobre o Inhotim... Esse aqui: http://kinesianos.blogspot.com.br/2016/01/inhotim.html
    De qualquer forma eu gostei da idea e posso sim preparar um post com essa nova abordagem. Obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir
  3. Que lugar lindo, ainda não tinha ouvido falar neste lugar e a vista do alto é maravilhosa.
    Adorei seu post e seu blog, estarei acompanhando seus post ☺

    www.maniapinkb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Brenda! Sim, este lugar é incrivelmente lindo. Se algum dia você tiver oportunidade, procure conhecer a Serra da Piedade, vai ver que pessoalmente é ainda melhor. Fico muito feliz em saber que você gostou do post e do blog! Um abraço!

    ResponderExcluir