Translate

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Considerações de Aninha | Cora Coralina

  Kinesianos, é com muita felicidade que eu anuncio que agora eu também tenho um canal no Youtube chamado Coisas de Sousa. Lá eu pretendo dar continuidade ao trabalho que eu já estou fazendo no Kinesis, mas também quero trazer coisas novas. Vou produzir conteúdos relacionados a cultura, viagens, eventos, dicas, além de vários bate-papos, procurando sempre priorizar a acessibilidade, o respeito e a diversidade.

   Bom, pensando em tornar a poesia mais acessível e mostrar as belezas que existem por aí eu interpretei o poema "Considerações de Aninha", da Cora Coralina, na Serra da Piedade (Clique aqui para ver minha postagem sobre esse lugar maravilhoso).


Quem é Cora Coralina?

Cora Coralina

  Ana Lins dos Guimarães Peixoto, conhecida como Cora Coralina (seu pseudônimo)foi uma poetisa e contista brasileira. Nascida em Goiás, viveu entre os anos de 1889 a 1985.

   Publicou seu  primeiro livro quando tinha 75 anos. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais).
   Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.


Poema de Cora Coralina



Considerações de Aninha


Melhor do que a criatura, 
fez o criador a criação.
A criatura é limitada.
O tempo, o espaço, 
normas e costumes.
Erros e acertos.
A criação é ilimitada.
Excede o tempo e o meio.
Projeta-se no Cosmos.


-Cora Coralina



   Convido vocês a verem agora a minha interpretação desse poema. Além de declamar eu quis contextualizar a poesia com o ambiente para que ela pudesse ser mais concreta e compreensível para todos. Vejam:






   Bom, kinesianos, é isso. Minha intenção é tornar a cultura mais acessível e interessante para todos e assim irei continuar fazendo. Espero que vocês tenham gostado desse vídeo, do poema e da admirável Cora Coralina. Logo logo eu irei subir mais vídeos. 
  
    Comentem aqui embaixo o que acharam da novidade, do vídeo e da poesia. Já conheciam "Considerações de Aninha"? Se alguém tiver alguma sugestão, aproveita e deixa aqui também! Não se esqueçam de procurar no Youtube, Coisas de Sousa, para conhecer o meu canal!

     Beijos e até breve! 💙

https://www.facebook.com/blogKinesis

Nenhum comentário:

Postar um comentário